{"id":1341,"date":"2020-01-27T12:38:19","date_gmt":"2020-01-27T12:38:19","guid":{"rendered":"http:\/\/www.acaoparamita.com.br\/?p=1341"},"modified":"2023-03-27T08:19:43","modified_gmt":"2023-03-27T11:19:43","slug":"coluna-do-lama-tumulo-dos-vagalumes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/coluna-do-lama-tumulo-dos-vagalumes\/","title":{"rendered":"T\u00famulo dos Vagalumes"},"content":{"rendered":"

O anime \u201cHotaru no Haka\u201d, dirigido por Isao Takahata e lan\u00e7ado em 1988 pelo Studio Ghibli, \u00e9 um estudo cuidadoso da alma humana afundando no auto-interesse e autoprote\u00e7\u00e3o em tempos de crescente limita\u00e7\u00e3o de recursos \u2013 a hist\u00f3ria decorre na etapa final da guerra entre Jap\u00e3o e Estados Unidos. Mesmo pessoas de vis\u00e3o elevada e bem intencionadas, como a fam\u00edlia raiz das crian\u00e7as que s\u00e3o os personagens centrais, terminam por exclu\u00ed-las, mas s\u00e3o boas pessoas. Entre os irm\u00e3os a solidariedade segue at\u00e9 o fim. Como quem tem vis\u00e3o ampla termina por ser dragado pelas vis\u00f5es menores? Esse \u00e9 o tema. <\/p>

\"\"<\/figure><\/div>

\u00c9 um estudo premonit\u00f3rio com respeito aos tempos que adentramos em que nossa natureza humana nos impulsionaria a acolher as pessoas em dificuldade, mas as fam\u00edlias dos refugiados que adentram a Europa s\u00e3o exclu\u00eddas, o mesmo nas fronteiras dos EUA e em todos os lugares onde a dignidade se perde pela mis\u00e9ria. Em todas as regi\u00f5es, vemos insensibilidade com os povos da natureza e um n\u00famero crescente de exclu\u00eddos na forma de moradores de rua que lutam diariamente por comida para sobreviver. Isso \u00e9 complementado pelo militarismo crescente, mesmo entre os civis que se armam para se defender dos desesperados que ampliam em n\u00famero e em agressividade.<\/p>

Os estudos feitos hoje em Auschwitz e Birkenau levam a compreender como os nazistas, ao separar as fam\u00edlias, ao separar os pais das crian\u00e7as e o casal, ao despi-los, cortar o cabelo, os levavam a perda da dignidade de sua pr\u00f3pria figura. Eles, na apar\u00eancia miser\u00e1vel e desprotegida, eram mais facilmente assassinados sem piedade e sem dor, como um estorvo que era eliminado.<\/p>

As crian\u00e7as no filme passam por isso e terminam como miser\u00e1veis sem dignidade frente aos pr\u00f3prios conterr\u00e2neos que os veem como vagabundos e como um estorvo. O filme estuda isso muito bem, mostrando que essas atitudes n\u00e3o v\u00eam de uma quest\u00e3o \u00e9tnica. Fica evidente que essas atitudes surgem da mente c\u00e1rmica dos seres do samsara.<\/p>

O samsara opera por ciclos. Esses ciclos surgem da flutua\u00e7\u00e3o inevit\u00e1vel das condi\u00e7\u00f5es dos v\u00e1rios componentes que constituem as situa\u00e7\u00f5es causais. O samsara \u00e9 como uma grande rede multidimensional, um organismo vivo em constante expans\u00e3o e transforma\u00e7\u00e3o, com v\u00e1rias estruturas interligadas. Seu c\u00f3digo fonte \u00e9 a opera\u00e7\u00e3o dos doze elos da origina\u00e7\u00e3o dependente. Quando a vida da biosfera \u00e9 afetada, quando a riqueza dos elementos, das \u00e1guas, das terras, do solo, do ar, da intelig\u00eancia e do espa\u00e7o s\u00e3o afetados, todos empobrecemos.<\/p>

Mesmo os que t\u00eam muito, nessas circunst\u00e2ncias sentem-se vulner\u00e1veis. Quando empobrecemos, sentimos car\u00eancias e fragilidades e passamos a agir de forma focada para sobreviver. Disso surge a estreiteza, a perda da vis\u00e3o e o impulso de agir sem restri\u00e7\u00f5es e atingir nossos objetivos, mesmo que isso acarrete dor e destrui\u00e7\u00e3o sobre os outros e sobre a natureza.<\/p>

Fixados, operamos diretamente pela intelig\u00eancia de sparsha\/ contato, vedana\/ sensa\u00e7\u00e3o, trishna\/ desejo-apego, upadana\/ a\u00e7\u00f5es volitivas, bhava\/ nascimento na bolha, e surgimos nos reinos inferiores de jeti, fixados firmemente aos nossos apegos e vis\u00f5es estreitas.<\/p>

Empobrecidos, fragilizados, sem base e sem ref\u00fagio, afastados das b\u00ean\u00e7\u00e3os e da natureza, constru\u00edmos muros de exclus\u00e3o e passamos a utilizar a linguagem da agress\u00e3o e o autoritarismo. Temos armas, viol\u00eancia e imposi\u00e7\u00e3o, mas n\u00e3o temos paz, justi\u00e7a ou esperan\u00e7a. Entristecemos, adoecemos o cora\u00e7\u00e3o, o corpo, a mente e retrocedemos enquanto sociedade humana.<\/p>

O Darma do Buda \u00e9 um rem\u00e9dio amplo. \u00c9 a fonte da primavera da auto-organiza\u00e7\u00e3o e reencantamento. Precisamos construir uma stupa em nossos cora\u00e7\u00f5es e guardar com cuidado a compreens\u00e3o das cinco sabedorias, das quatro qualidades incomensur\u00e1veis, das seis perfei\u00e7\u00f5es, em corpo, fala e mente, tamb\u00e9m em vis\u00e3o de mundo. \u00c9 o c\u00f3digo fonte da reconstru\u00e7\u00e3o das terras puras, que sucede o vento abrasador e destruidor do auto-interesse e viol\u00eancia que surge ciclicamente nesse mundo transit\u00f3rio e luminoso.<\/p>

<\/p>


Nota Editorial:<\/em><\/strong> Apesar da Netflix ter anunciado recentemente que, a partir de fevereiro, todos os filmes do Studio Ghibli ser\u00e3o encontrados no servi\u00e7o, O T\u00famulo dos Vagalumes<\/strong> n\u00e3o se encontra entre eles. Por\u00e9m, ele pode ser assistido, com legendas em portugu\u00eas, clicando <\/em>aqui<\/em><\/a>.<\/em><\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O anime \u201cHotaru no Haka\u201d, dirigido por Isao Takahata e lan\u00e7ado em 1988 pelo Studio Ghibli, \u00e9 um estudo cuidadoso da alma humana afundando no auto-interesse e autoprote\u00e7\u00e3o em tempos de crescente limita\u00e7\u00e3o de recursos \u2013 a hist\u00f3ria decorre na etapa final da guerra entre Jap\u00e3o e Estados Unidos. Mesmo pessoas de vis\u00e3o elevada e […]<\/p>","protected":false},"author":1,"featured_media":1342,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":true,"template":"","format":"standard","meta":{"_themeisle_gutenberg_block_has_review":false,"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":""},"categories":[16,26,33],"tags":[],"class_list":["post-1341","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-coluna-do-lama","category-featured","category-inspiracao"],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/i0.wp.com\/acaoparamita.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/01\/79467878_2668877989860981_3857217937064591360_o.jpg?fit=2048%2C1365&ssl=1","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1341","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1341"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1341\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":8190,"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1341\/revisions\/8190"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1342"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1341"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1341"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/acaoparamita.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1341"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}