por Renato Mota(*)
Um remédio tradicional chinês a base de infusão de ervas tem ajudado no tratamento de pacientes com Covid-19 em diferentes estágios da doença. A decocção chamada “Qing Fei Pai Du Tang” chegou a ser recomendada pela Comissão Nacional de Saúde, de acordo com a agência de notícias Xinhua.
A decocção foi usada no tratamento de pacientes com o novo coronavírus em 28 regiões provinciais da China, de acordo com o diretor médico do Hospital Beijing Ditan, Wang Rongbing. Nenhum dos 1.265 pacientes testados tiveram seus quadros agravados, e 98% receberam alta. A decocção foi usada no tratamento de pacientes com o novo coronavírus em 28 regiões provinciais da China, de acordo com o diretor médico do Hospital Beijing Ditan, Wang Rongbing. Nenhum dos 1.265 pacientes testados tiveram seus quadros agravados, e 98% receberam alta.
Dos 57 casos graves, nenhum deles evoluiu para casos críticos e 42 deles receberam alta do hospital após a recuperação, sem danos no fígado ou nos rins, segundo Wang. A Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa registrou ainda que a mesma fórmula teve uma taxa de resposta de 90% para 214 pacientes com pneumonia. Desses, 60% tiveram uma melhora acentuada e 30% viram seus quadros se estabilizarem.
Pesquisas sobre o padrão de qualidade e produção dos produtos a partir dessas fórmulas herbais estão sendo conduzidas na China, em uma tentativa de promover sua aplicação clínica contra o Covid-19.
(*) FONTE: OLHAR DIGITAL , originalmente publicado em 24 de Março de 2020, via XINHUANET