Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 2 da Linha Temática Roda do Darma


A Realidade dos Seis Reinos

Os seis reinos são realidades concretas, autônomas, externas ao observador ou são estados mentais?

As Bolhas, o Sofrimento e a Liberaçãos

O sofrimento é dependente do conjunto de referenciais que surge como as aparências de um mundo circundante – a bolha de realidade – que, por sua vez, é mutável e instável. Contemplamos desde o espaço que é livre das próprias bolhas e encontramos a proteção frente ao sofrimento.

Dependência Química

Os desafios de proteger e auxiliar os seres que estejam em dependencia química e as pessoas em sofrimento mental.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 8 da Linha Temática Roda do Darma


Materialismo Espiritual

O surgimento da identidade e dos três venenos no caminho espiritual.

O caminho Verdadeiro de Bodicita

Bodicita surge como visão e como energia, é o movimento natural de todos os Budas e Bodisatvas, cria as terras puras e mandalas, oferece um referencial verdadeiro e seguro.

Como lidar com a Aparente Concretitude?

A não dualidade em todas as aparências.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 12 da Linha Temática Roda do Darma


Como ajudar as pessoas?

Para seres de cada reino e cada bloco, ainda que os problemas tenham uma mesma origem, é necessário utilizar uma abordagem específica. As quatro formas de ação constituem o núcleo central de todas as abordagens.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 13 da Linha Temática Roda do Darma


Materialismo Espiritual e Bodicita

O auto interesse enfraquece e contamina o caminho através do materialismo espiritual. O materialismo espiritual é essencialmente inevitável pois todos começamos desde a perspectiva da Roda da Vida e dos doze elos. Bodicita é a forma de ultrapassarmos isso com a mente e com a energia. As quatro formas de ação surgem como os meios hábeis da ação lúcida.

Como Olhar de Forma Efetivamente Lúcida?

Olhamos através das cinco sabedorias, desde a base livre que reconhece os condicionantes – Rigpa. O surgimento da visão comum é a manifestação de Marigpa, a visão – só há uma – operando desde condicionantes, referências construídas.

Bodicita Como Critério de Lucidez

A liberdade e a leveza do olhar surge por Bodicita.

Bolhas e Transmigração

A coerência dos olhares de diferentes pessoas, a linguagem de entendimento, surgem do surgimento conjunto em bolhas comuns. Há bolhas melhores e piores, daí a natural busca pela transmigração. Só bodicita nos retira desse esforço sem fim de transmigração.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 14 da Linha Temática Roda do Darma


Seres de Sonho e Sua purificação

As identidades construídas seguem o caminho até sua extinção. A purificação do olhar sobre o próprio corpo e sobre as aparências manifestam o Nirmanakaia.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 17 da Linha Temática Roda do Darma


Como Retornar Quando Nos Perdemos?

Guru Ioga é a essência. O lugar livre, natural, não construído é o local de força e origem da lucidez e dos ensinamentos – o código fonte essencial da iluminação. Através da prática direta, olhamos para o núcleo das aparências aflitivas e reconhecemos a natural liberdade.

A Linguagem das Dakinis

A linguagem essencial do mundo e das aparências é direta, não manifesta intelectualidade. É a ação direta da energia cármica.

Diferentes Seres e Seus Mundos de Sonho

Todos os seres podem acessar a visão última e a liberação. Há uma convergência natural de todos os seres em direção a liberação e lucidez mesmo desde mundo muito diferentes.

A leveza de andar no mundo com lucidez e bodicita.



Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 18 da Linha Temática Roda do Darma


A Iluminação é Possível?

O difícil é o caminho direto fazer sentido em meio às bolhas. O estado natural é incessantemente presente. A liberação a própria condição natural.

Experiências Felizes e Sofrimento – Saudade

Sensações fugazes são a base da saudade, distintas, portanto, das qualidades incomensuráveis – compaixão, amor, alegria e equanimidade.

Santidade e Culpa

Ao percorrer o caminho através das identidades surge na mente a imagem de santidade como ideal. As construções são dependentes de bolhas, são transitórias, acarretam frustração e culpa. Não somos os estados mentais que criam as confusões, não há identidades nos estados mentais. Estamos todos perdoados naturalmente.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 19 da Linha Temática Roda do Darma


Ouvir e Praticar

Olhar os ensinamentos com a visão das identidades inevitavelmente produzirá culpa e sofrimento. Reconhecer a profundidade dos ensinamentos e as dificuldades do samsara leva a praticar e, pela prática, a acessar a riqueza disponível e liberação.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 20 da Linha Temática Roda do Darma


Sofrimento de Base

O sofrimento real é avydia, a perda da visão da realidade que é substituída pela visão relacional da roda da vida que tenta enlaçar as aparências às laçadas anteriores, sempre na perspectiva expansiva. Há este pensamento sustentado. A ansiedade não é o sofrimento de base. O estabelecimento e aceitação natural da realidade do tabuleiro do jogo e seus jogadores, esse é o sofrimento de base.

O Que Fazer Quando Resistimos?

Se o ensinamento não servir para nós, é necessário encontrar outros ensinamentos. As várias classes e exemplos vêm justo para atender às diferentes disposições mentais das mentes em seus ambientes e bolhas.

A Transmigração no Budismo

Reencarnação em várias visões contraditórias. De onde vêm as sensações de continuidade de nós mesmos e das identidades? Pensamento sustentado e bolhas atravessam as várias experiências, mesmo que mais adiante também mude. Nisso esses referenciais podem passar pelos vários bardos dando a sensação de uma identidade real antiga. O mesmo com os seres de outros reinos. Há muitos lugares sutis que as mentes podem acessar e para onde podem transmigrar sem que os seres sejam efetivamente concretos. Paralelos ao espiritismo e cristianismo. Somos efetivamente manifestação de Darmata, a mente originalmente perfeita, auto consciente e além do tempo e espaço.

Tempo e Realidade

O quarto tempo, o tempo que não decorre é o ambiente primordial. A realidade é operativa, é avaliável estatisticamente, surge a psicologia junto com o tabuleiro do jogo – no entanto esse funcionamento não tem o que seja real. A realidade é Darmada, que reside inseparável do quarto tempo. O samsara se constitui da interligação e constante expansão em múltiplas direções dos mundos luminosos surgidos das várias diferentes realidades, bolhas e seus seres.

Lucidez Condicionada e Rigpa

O quarto tempo, o tempo que não decorre é o ambiente primordial. A realidade é operativa, é avaliável estatisticamente, surge a psicologia junto com o tabuleiro do jogo – no entanto esse funcionamento não tem o que seja real. A realidade é Darmada, que reside inseparável do quarto tempo. O samsara se constitui da interligação e constante expansão em múltiplas direções dos mundos luminosos surgidos das várias diferentes realidades, bolhas e seus seres.

Ação Social

Como fazer funcionar a ação social budista sem expectativas e sem sofrimentos? A criação de identidades e bolhas trará a transmigração aos infernos. As frustrações produzem sofrimentos inevitáveis.

Relação com os Antepassados

Bolhas de realidade surgidas anteriormente se estabelecem como a base condicionada que nos dá origem. O olho livre da mente gera o final das fixações e realidades há muito estabelecidas. Dudjom Lingpa descreve o processo de transmissão da visão de Guru Rinpoche sem que haja algo transmitido. Do mesmo modo nossa prática é reconhecer Darmata como a realidade de nossos antepassados. Não precisamos seguir as marcas mentais antigas provenientes deles.

Repressão e Rejeição

Em cada bloco ou reino há ações melhores e piores. Os méritos não produzem a iluminação. Seguir a sensação de buscar o que seja agradável e afastar-se do que seja desagradável não nos leva senão a transmigração. É essencial acessar a lucidez e às Mandalas correspondentes em energia e mente.

Budismo e Religião

O Budismo e o Ensinamento Primordial. Prajnaparamita como lucidez primordial além das identidades e das religiões. Visão lúcida e complexidade.

Trabalho Social, Proteção e Amortecimento

No bloco zero há sempre frustrações vindas das expectativas. É necessário operar como um Bodisatva, através de Bodicita. Romper a dureza da realidade é a maior compaixão.

Apenas Sentar

Acessar diretamente o aspecto primordial além de referenciais e recomendações – ir além de upadana. É a prática final, é iniciar o caminho já com a prática final do caminho.

Perguntas e Respostas Referentes ao Capítulo 24 da Linha Temática Roda do Darma


Ações não-virtuosas e Prisão – Acolhimento

Como entender a origem das ações não-virtuosas que causam sofrimento no ambiente dos seres sencientes. A naturalidade das ações que causam muitas dificuldades. Criar círculos de acolhimento dos seres em sofrimento no samsara, com apoio dos muitos psicólogos que há dentro da Sanga.