Essa linha temática foi apresentada pelo Lama Padma Samten durante o retiro de verão em fevereiro de 2020 no Cebb Caminho do Meio, em Viamão RS.
O conteúdo inclui as quatro nobres verdades e o nobre caminho óctuplo desde a perspectiva dos meditantes e do Prajnaparamita. Essa abordagem permite a clarificação da linguagem e abordagem utilizadas no Cebb, como as noções de blocos, bolhas e paisagens, mandalas, assim como a descrição da roda da vida, da originação dependente, dos doze elos, seis reinos, três animais, também bodicita, shamata, prajnaparamita, prajnaparamita em oito pontos. Também a culminância do caminho de meditação enquanto Khadag, Lundrup, Tsal, Lung, Rigpa, Zangthal, Bodicita, não-dualidade, como apresentada por Dudjom Rinpoche no texto Iluminação da Sabedoria Primordial. Foram ainda feitas citações e comentários com respeito aos ensinamentos do Zen do mestre EiheiDogen.
Ao longo dos ensinamentos houve vários momentos para conversas diretas e as respostas a parte das perguntas foram registradas, estando disponíveis separadamente na sequência natural de seu surgimento.
A forma mais apropriada de utilizar essa linha temática é destacar, entender, e contemplar cada ideia apresentada, buscando exemplos nas aparências. É assim que cada um, desenvolvendo a habilidade de ver diretamente, termina por manifestar segurança e clareza. O exame intelectual pode ser apontado como uma dificuldade a ser evitada.
Índice
Capítulo 1 – O Treinamento na Roda do Darma do BudaCapítulo 2 – A Roda da Vida e a Primeira Nobre Verdade
Capítulo 3 – A Roda da Vida e a Primeira Nobre Verdade (continuação)
Capítulo 4 – Os Doze Elos da Originação Dependente (início)
Capítulo 5 – Os Doze Elos da Originação Dependente na Perspectiva de Avydia
Capítulo 6 – Os Doze elos da Originação Dependente – Origem de Tudo que é Visto
Capítulo 7 – Os Doze Elos da Originação Dependente – Evolução das Marcas Mentais
Capítulo 8 – Os Doze Elos da Originação Dependente – Operação da Mente Dual Vijnana
Capítulo 9 – Os Doze Elos da Originação Dependente – Clara Luz e Materialidade
Capítulo 10 – Os Doze Elos da Originação Dependente – Liberação
Capítulo 11 – As Três Primeiras Nobres Verdades do Buda
Capítulo 12 – Primeiro Passo do Nobre Caminho de Oito Passos – Bodicita
Capítulo 13 – Indo do Primeiro ao Quinto Passo do Nobre Caminho – Grande Transformação
Capítulo 14 – A Contemplação e o Caminho
Capítulo 15 – A Estabilização da Mente Através de Shamata
Capítulo 16 – Maha Prajnaparamita Hridaya Sutra – O Sutra do Coração da Sabedoria
Capítulo 17 – A Complexidade da Visão Prajna em Meio às Bolhas e Identidades
Capítulo 18 – A Visão do Buda e as Várias Abordagens do Caminho
Capítulo 19 – Iluminação da Sabedoria Primordial – Shamata
Capítulo 20 – Iluminação da Sabedoria Primordial – Visão, Meditação e Ação
Capítulo 21 – Iluminação da Sabedoria Primordial – Fruição (final)
Capítulo 22 – Testamento de Dudjom Lingpa
Capítulo 23 – Bodicita em Ação desde a Liberdade Original
Capítulo 24 – Contexto dos Ensinamentos e Conclusão
Capítulo 25 – SatipathanaSutta
Capítulo 26 – O Caminho Lúcido e Sorridente de Viver a Liberdade
Capítulo 1
O Treinamento na Roda do Darma do Buda
O início desse conjunto de ensinamentos se dá justo pela clarificação do que seja o olhar de Tchenrezig que busca oferecer aos seres o que necessitam de acordo com suas disposições, méritos e limitações. Neste caso surge naturalmente a abordagem dos blocos que definem as diferentes motivações dos seres que, portanto, demandam os tipos de argumentação e meios hábeis específicos. Temos ainda a clarificação das várias etapas do treinamento na perspectiva da Roda do Darma, o eixo dessa linha temática.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 2
A Roda da Vida e a Primeira Nobre Verdade
O treinamento dessa linha temática se dá no bloco dois. O exame dos ensinamentos contidos na Roda da Vida nos permite a compreensão profunda das dificuldades dos seres que em suas vidas enfrentam não apenas dores, mas especialmente obstáculos estratégicos.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
A Realidade dos Seis ReinosAs Bolhas, o Sofrimento e a Liberação
Dependência Química
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Capítulo 3
A Roda da Vida e a Primeira Nobre Verdade (continuação)
Aprofundamento da visão do sofrimento e de suas causas.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 4
Os Doze Elos da Originação Dependente (início)
A segunda nobre verdade, a origem do sofrimento. Apresentação passo a passo dos ensinamentos dos doze elos da originação dependente, mostrando como a mente realmente vê e opera as experiências. Aqui olhamos esses conteúdos na perspectiva da vacuidade e através do Prajnaparamita.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 5
Os Doze Elos da Originação Dependente na Perspectiva de Avydia
Estudo do surgimento das identidades e realidades das bolhas onde o sofrimento se estabelece. A compreensão de como o processo da prisão da mente se origina através do exercício das liberdades naturais da natureza primordial que nunca é abalada nem pelo sofrimento e nem pela ignorância. Há o processo expansivo da mente e o processo internalizador. A chave que permite entender se seguiremos pela ignorância ou se funcionaremos através da lucidez. O funcionamento direto e natural de avydia e das aparências que surgem aos olhos. A opção de seguir lúcido é possível.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 6
Os Doze elos da Originação Dependente – Origem de Tudo que é Visto
Vemos sempre a clara luz e não a luz comum. Assim tudo é visto. As aparências são não duais com a mente. Surgem as marcas mentais. Movimento criativo sem direção ou referência segura.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 7
Os Doze Elos da Originação Dependente – Evolução das Marcas Mentais
As marcas mentais – samskara – são constantemente criadas e transformadas. Trazem as opções aparentemente limitadas ao que pode ser feito.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 8
Os Doze Elos da Originação Dependente – Operação da Mente Dual Vijnana
Percorrer as aparências – samskara – a matriz das aparências e das possiblidades, induz ao funcionamento da visão e da energia na perspectiva do samsara.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
Materialismo EspiritualO caminho Verdadeiro de Bodicita
Como lidar com a Aparente Concretitude?
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Capítulo 9
Os Doze Elos da Originação Dependente –Clara Luz e Materialidade
Através de Vijnana, percorremos a biblioteca das visões condicionadas e impressões mentais, o oceano dos condicionamentos. Assim vemos o que vemos nos vários bardos, no sonho à noite. A lucidez está mais distante. Surgimos enquanto identidade mais e mais complexa e densa, e seguimos progressivamente, passo a passo, elo a elo até a sensação de envelhecimento, e à experiência aflitiva de doença e morte.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 10
Os Doze Elos da Originação Dependente – Liberação
Percorrendo os doze elos na direção reversa liberamos passo a passo a ignorância avydia e retornamos a liberdade natural e a luminosidade incessante da mente.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 11
As Três Primeiras Nobres Verdades do Buda
Sofrimento é irreal, mas vívido. As causas do sofrimento são artificiais, mas efetivas. A liberação do sofrimento duka – expressão da ignorância avydia – é possível justo porque surge de causas artificiais.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 12
Primeiro Passo do Nobre Caminho de Oito Passos – Bodicita
Bodicita é lucidez e compaixão surgidas da própria mente primordial. É o passo essencial para o início efetivo do Nobre Caminho de Oito Passos. Nossa natureza livre está além de todos os sofrimentos passados e identidades e bolhas. O surgimento de Bodicita já traz a evidência da natural liberação.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 13
Indo do Primeiro ao Quinto Passo do Nobre Caminho – Grande Transformação
Com Bodicita na mente, naturalmente evitamos as ações agressivas sobre os outros seres e promovemos as ações positivas na forma das cinco sabedorias, quatro qualidades incomensuráveis e seis perfeições. Contemplar desde Bodicita as várias visões que surgem em meio a vida se torna o caminho de transformação. Sem a contemplação não há avanço possível. Quadro de duzentos itens.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
Materialismo Espiritual e BodicitaComo Olhar de Forma Efetivamente Lúcida?
Bodicita Como Critério de Lucidez
Bolhas e Transmigração
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Capítulo 14
A Contemplação e o Caminho
A contemplação da primeira e segunda nobres verdades dentro de nossa experiência comum do mundo é que estabiliza nosso avanço e visão. Não basta a compreensão intelectual para evitar a flutuação de nossa prática e de nossa visão lúcida e elevada. A energia de Bodicita é o eixo central da nossa estabilidade.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
Seres de Sonho e Sua purificaçãoClique AQUI para ouvir
Capítulo 15
A Estabilização da Mente Através de Shamata
É necessário desenvolver a liberdade, estabilidade e foco para a mente seguir o caminho. Começamos alinhando o corpo e a respiração. Podemos utilizar a energia lung dos cinco elementos, como objetos de foco da mente – assim avançamos rápido. A morte é a dissolução dos cinco lungs. A familiaridade com shamata pode produzir a sensação ilusória de que o praticante poderia ficar de modo indeterminado nessa prática e eventualmente se sentiria como se estivesse iluminado.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 16
Maha Prajnaparamita Hridaya Sutra – O Sutra do Coração da Sabedoria
Não nascida e incessante, experimentada diretamente – Prajnaparamita.
A profunda iluminação do Buda – olhar as aparências com lucidez.
A dissolução da ignorância através da contemplação dos cinco skandhas.
A visão iluminada, a confiança em Prajnaparamita – Guru Ioga.
Comentário linha a linha do texto.
Capítulo 17
A Complexidade da Visão Prajna em Meio às Bolhas e Identidades
Não dualidade das experiências sustentadas pela variedade das circunstâncias luminosas que vemos de modo individual e coletivo como nós mesmos e o mundo. Visão iluminada do Buda.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
Como Retornar Quando Nos Perdemos?A Linguagem das Dakinis
Diferentes Seres e Seus Mundos de Sonho
A leveza de andar no mundo com lucidez e bodicita.
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Capítulo 18
A Visão do Buda e as Várias Abordagens do Caminho
Anapanasati e SatipathanaSutta, bodicita, caminho Mahaiana, Prajnaparamita, o caminho da grande perfeição e as convergências.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
A Iluminação é Possível?Experiências Felizes e Sofrimento – Saudade
Santidade e Culpa
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Capítulo 19
Iluminação da Sabedoria Primordial – Shamata
O contexto da apresentação do estágio de perfeição primordialmente puro. Como se conecta à visão de Prajnaparamita e a upadana, originação dependente. O treinamento em direção a Vipassana, Rigpa, inicia pela meditação de tranquilização e foco – shamata.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 20
Iluminação da Sabedoria Primordial – Visão, Meditação e Ação
Apresentação da segunda parte do texto, Vipassana. Reconhecer visão – Rigpa – e manter-se lúcido e estável diante das aparências. Claridade vazia – Dorje Drolo. Paralelos ao SatipathanaSutta e Prajnaparamita.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
Sofrimento de BaseO Que Fazer Quando Resistimos?
A Transmigração no Budismo
Tempo e Realidade
Lucidez Condicionada e Rigpa
Ação Social
Relação com os Antepassados
Repressão e Rejeição
Budismo e Religião
Trabalho Social, Proteção e Amortecimento
Apenas Sentar
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Capítulo 21
Iluminação da Sabedoria Primordial – Fruição (final)
Visão, meditação e ação desde o lugar primordial além do tempo e além do espaço. A natural familiaridade e repouso da mente nesse lugar não dual é a essência da fruição. A busca de algo enfim cessa.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 22
Testamento de Dudjom Lingpa
As palavras finais do “Darma Tolo…”, onde Dudjom Lingpa, para benefício de todos seus futuros alunos presos em mundos luminosos e fantasmagóricos, descreve sua realização e sua própria experiência em primeira pessoa.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 23
Bodicita em Ação desde a Liberdade Original
Resumo geral dos ensinamentos e descrição de como seguir a prática em meio a nossas vidas através das cinco sabedorias, quatro qualidades incomensuráveis e das seis perfeições. O desafio adicional da prática de Bodicita em meio a inteligências coletivas.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 24
Contexto dos Ensinamentos e Conclusão
A linha temática entendida em seu conjunto, de modo claro e resumido.
Voltar ao ÍndicePerguntas e Respostas
Ações não-virtuosas e Prisão – AcolhimentoClique AQUI para ouvir
Capítulo 25
SatipathanaSutta
Apresentação e leitura dos quatro fundamentos da atenção plena como presentes nos ensinamentos do SatipathanaSutta e comentários com respeito ao Prajnaparamita, Zazen e aos ensinamentos de Dudjom Rinpoche – formas do caminho direto. A convergência dos vários ambientes, das várias visões, linhagens e ensinamentos do Darma do Buda.
Voltar ao ÍndiceCapítulo 26
O Caminho Lúcido e Sorridente de Viver a Liberdade
Vitórias e derrotas com as expectativas do samsara. As bênçãos comuns produzem sofrimento. Ao apontar o céu, o inferno aparece.
Reencantamento, auto-organização e terras puras brotam da liberdade e lucidez frente a como tudo surge – clara luz. Construindo desde Bodicita, estamos operando fora de upadana e dos doze elos da originação dependente. Podemos ir adiante.
É preciso também ir além dos aspectos individuais, tratar as mentes coletivas, terra puras coletivas, redes, manifestações diretas da clara luz e Bodicita. Emaho!