
O Sutra do Lótus
“A essência do Sutra do Lótus, se quisermos falar de modo muito curto, é falar dos meios hábeis. O Bodisatva fala de acordo com a mente dos alunos e eles, por sua vez, entendem de acordo com suas mentes. Assim o mundo completamente puro é visto como samsara e o Buda surge dentro dos mundos delusivos que os seres vêem como tal, falando a linguagem necessária para eles. Ainda que o Buda fale tudo completamente claro, o nosso caminho é mais lento ou mais rápido na dependência de nossa própria visão. Então é maravilhoso que estejamos contemplando esses ensinamentos que criam a mandala, a visão dentro da qual faz sentido nós praticarmos. Nós, de acordo com a posição da nossa mente entendemos melhor ou pior. Com nossas teimosias, nossas fixações de identidade, nossas exclusões, nossas dificuldades, ouvimos os ensinamentos com isso. Nós desperdiçamos, não conseguimos ver. Portanto, esse ambiente amplo é necessário.
Aqui, quando começamos a estudar o Maravilhoso Darma do Sutra do Lótus, vamos encontrar justamente o Buda abrindo essa grande assembleia. Dentro dessa grande assembleia nós vamos encontrar diferentes Budas, diferentes mestres, dando ensinamentos para diferentes grupos de seres no universo inteiro. O Sutra do Lótus é muito importante, porque ele estabelece a mandala. Nós passamos a nos ver dentro da mandala. Passamos a existir dentro da mandala e não propriamente dentro do samsara. Quando ouvimos os ensinamentos dentro da naturalidade do samsara onde usualmente nós nos sentimos com as nossas identidades, com a nossa carteira de identidade, com o nosso currículo, com as nossas aspirações de realização, vitórias e derrotas, nós estamos com problemas. Então nós precisamos estabelecer isso. Quando a gente abre a grande mandala, todos os ensinamentos ganham sentido, porque a questão maior é como que nós saímos de nossas vidas comuns e passamos a olhar nossas vidas a partir do darma. Essa é uma grande transição. A partir disso os ensinamentos começam a funcionar.
O CEBB tem essa missão, nutrir de acordo com as necessidades e dialogar onde as pessoas estejam, no momento que as pessoas estão, que é a essência do Sutra do Lótus. Mahayana significa Grande Caminho, e Grande Caminho é a grande mandala. Nós temos é que abrir o lótus que acolhe os seres. Quanto mais pétalas tiver esse lótus, melhor. Esse é o desafio.”
- IMPORTANTE · Por favor, não compartilhe esta página, vídeos, links ou documentos aqui listados. Cada praticante aproveita melhor os ensinamentos quando manifesta interesse e se alegra em apoiar o movimento dos mestres.
Informações gerais
Os ensinamentos do Sutra do Lótus foram oferecidos no ano de 2025 pelo Lama Padma Samten em três períodos de Estudo de Aprofundamento. A primeira parte foi de 20 a 30 de maio. A segunda, de 2 a 13 de junho (com o bônus dos dias 26, 27 e 30). Já a terceira e última, dos dias 6 ao 20 de agosto.
Texto: “O Maravilhoso Darma do Sutra do Lótus” (tradução provisória apenas para o estudo, favor não compartilhar)
Sadana Digital (para acompanhar as preces iniciais e de dedicação, favor não compartilhar)
Gravações dos ensinamentos no YouTube
Sumário do Sutra com respectivos vídeos (para estudo e contemplação)
Prefácio da Bhiksunī Heng Chih (Sessão #1)
Prefácio de Ron Epstein (Sessão #2)
Prefácio de Susan Rounds (Sessão #2)
O Maravilhoso Darma do Sutra do Lótus
Capítulo Um: Introdução (Sessão #2 e Sessão #3)
Capítulo Dois: Meios Hábeis (Sessão #3 e Sessão #4)
Capítulo Três: Uma Parábola
Capítulo Quatro: Fé e Compreensão
Capítulo Cinco: Ervas Medicinais
Capítulo Seis: Concedendo Predições
Capítulo Sete: A Parábola da Cidade Conjurada
Capítulo Oito: Quinhentos Discípulos Recebem Predições
Capítulo Nove: Predições para Aqueles que Precisam de Estudo e para os que Estão Além do Estudo
Capítulo Dez: Professores do Darma
Capítulo Onze: Surgem Stupas de Joias
Capítulo Doze: Devadatta
Capítulo Treze: Encorajamento à Sustentação
Capítulo Quatorze: Práticas de Paz e Alegria
Capítulo Quinze: Emergindo da Terra
Capítulo Dezesseis: O Tempo de Vida do Tathagata
Capítulo Dezessete: O Discurso sobre Mérito e Virtude
Capítulo Dezoito: O Mérito de uma Resposta Alegre (Sessão #23)
Capítulo Dezenove: O Mérito e a Virtude de um Professor do Darma (Sessão #24)
Capítulo Vinte: O Bodisatva que Nunca Menospreza (Sessão #25)
Capítulo Vinte e Um: Os Poderes Espirituais de um Tathagata (Sessão #26)
Capítulo Vinte e Dois: Atribuições (Sessão #27)
Capítulo Vinte e Três: O Relato das Vidas Passadas do Bodisatva Rei da Medicina (Sessão #28 e Sessão #29)
Capítulo Vinte e Quatro: Bodisatva Voz Maravilhosa (Sessão #29)
Capítulo Vinte e Cinco: A Porta Universal da Bodisatva Guan Yin (Sessão #30)
Capítulo Vinte e Seis: Dharani (Sessão #31)
Capítulo Vinte e Sete: O Relato das Vidas Passadas do Rei Adorno Maravilhoso (Sessão #31)
Capítulo Vinte e Oito: O Encorajamento do Bodisatva Samantabhadra (Sessão #31)
Contribuição

A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras, Cultura de Paz da Sanga CEBB.
A participação e utilização desse material independe de uma contribuição financeira. Caso lhe seja possível contribuir, o valor sugerido do estudo de aprofundamento é de R$400. Sua contribuição apoiará as atividades do Lama Padma Samten, do CEBB que está promovendo o evento presencialmente e diversos praticantes em retiro.
Ação Paramita
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